Instituto Bem Estar

Visão . Missão . Valores

+55 15 3211.0248
Ligue agora e fale conosco

17/10/2016 Voce já ouviu falar dos alimentos funcionais?

ALIMENTOS FUNCIONAIS 

Outubro/2016

Nutricionista Fernanda Sanson de Almeida - CRN3 41248

Você já ouviu falar dos alimentos funcionais? Sabe qual o motivo de alguns alimentos serem considerados funcionais? Então relembre ou conheça abaixo o que é e quais são alguns destes alimentos: Os alimentos ou ingredientes funcionais produzem efeitos benéficos à saúde, além de suas funções nutricionais básicas. Possuem benefícios como redução do risco de doenças crônicas degenerativas, como câncer e diabetes. No entanto, o consumo deve ser regular a fim de que seus benefícios sejam alcançados. Os principais alimentos classificados como funcionais são: soja e derivados, cereais integrais (aveia, centeio, cevada, farelo de trigo), tomate, uva, couve-flor e brócolis, linhaça, hortaliças com talo, leite fermentado, entre muitos outros.

Abaixo seus benefícios para o organismo:

  • AVEIA: Contem beta glucana, fibra que auxilia na redução da absorção de colesterol. Contem fibras que ajudam a diminuir a prisão de ventre. Recomendação: Consumir 3 colheres (sopa) por dia.
  • ALHO: Reduz a pressão arterial; Protege o coração ao diminuir o LDL colesterol; Aumenta os níveis do HDL colesterol; Recomendação: Consumir 1 dente por dia.
  • AZEITE DE OLIVA: Auxilia na redução do LDL colesterol. Recomendação: Consumir 1 colher (sopa) por dia.
  • CASTANHA-DO-PARÁ: Assim como noz, pistache, amêndoa, auxilia na prevenção de problemas cardíacos. Rica em Selênio. Recomendação: 1 unidade por dia.
  • CHÁ VERDE: Auxilia na prevenção de tumores malignos além de retardar o envelhecimento. Estudos indicam ainda que pode diminuir as doenças do coração, prevenir pedras nos rins e auxiliar no tratamento da obesidade. Recomendação: De 4 a 6 xícaras por dia.
  • FRUTAS E VERDURAS: Ajudam a prevenir diversos tipos de câncer. O consumo regular de frutas e verduras variadas auxilia na redução de doenças cardíacas e da pressão sanguínea. Recomendação: três a cinco frutas e pelo menos 3 tipos de verduras diferentes por dia.
  • PEIXES: Ricos em ômega 3 (sardinha, salmão, atum, cavala e bacalhau), protegem o coração, reduzem o colesterol “ruim” (LDL) e aumentam o “bom” (HDL); Podem reduzir dores de artrite, melhorar a depressão e proteger o cérebro contra doenças como o mal de Alzheimer; Recomendação: 180 gramas por semana; (2 a 3 vezes por semana) COZIDO, ASSADO OU GRELHADO.
  • SOJA: Seu consumo regular pode diminuir os níveis de colesterol LDL; Ajuda a reduzir o risco de doenças do coração; Ajuda a regular o intestino; Pode ajudar a amenizar incômodos da menopausa e a prevenir o câncer de mama e de cólon;
  • TOMATE: Contem licopeno que tem ação antioxidante que protege as células contra os radicais livres. Auxilia na prevenção do câncer de próstata; Recomendação: uma colher e meia (sopa) de molho de tomate por dia. Outros alimentos fontes de licopeno: Melancia, Goiaba, Mamão, Caqui.
  • UVA VERMELHA: Contem RESVERATROL - presente no vinho tinto seco ou no suco de uva vermelha; Ajuda a aumentar o colesterol bom; Evita o acúmulo de gordura nas artérias, prevenindo doenças do coração; Recomendação: 1 copo de suco de uva ou 1 taça de vinho tinto SECO por dia.

Referências: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/dicas/220_alimentos_funcionais

Próximos Eventos
Voce já ouviu falar dos alimentos funcionais?
Musculação ou Pilates?